Documentário Racionais MC's: "A revolução tá precisando de coração" – Culturadoria

1 de dezembro de 2022 Off Por admin

“Racionais: Das Ruas de São Paulo pro Mundo”, documentário sobre Racionais MC’s dirigido por Juliana Vicente já está disponível na Netflix

Por Carol Braga

Sabe quando você vê um filme e no meio dá vontade de parar tudo para anotar frases marcantes? Então, essa fui eu vendo o documentário “Racionais: Das Ruas de São Paulo pro Mundo”, sobre os Racionais MC’s, disponível na Netflix. O filme acabou e a fala de Mano Brown “A revolução tá precisando de coração” não sai de mim. Sim, Mano, a revolução está mesmo precisando de coração.

Dirigido por Juliana Vicente, o longa segue o caminho mais tradicional de realização documental. Ou seja, imagens de arquivo e entrevistas com os integrantes do grupo Mano Brown, KL Jay, Ice Blue e Edi Rock. Também falam duas mulheres fundamentais na história do grupo: Meire de Jesus e Eliane Dias.

Só que, ao contar a própria história, talvez até sem perceber, os Racionais fazem um tratado não só sobre o Brasil, mas como a cultura também pode salvar. É essa a poderosa e necessária política de Mano Brown e companhia.

Racionais MCs Netflix

Denúncia da realidade

Pela história dos Racionais vemos o Brasil. Ou seja, como o racismo é uma chaga nesse país, como a luta de classes existe de uma maneira hipócrita e velada. O filme também mostra como a escuta e a observação aguçada da própria realidade são alguns dos alicerces dos Racionais.

O longa faz isso ao percorrer de maneira cronológica os mais de 30 anos do grupo. Ao comentar as dificuldades – e novidades – encontradas disco a disco, os rappers apresentam reflexões que transcendem o fazer artístico em si.

Sendo assim, “Racionais: Das Ruas de São Paulo pro Mundo” é, de certa maneira, didático para quem ainda não entendeu a potência do grupo. Ao mesmo tempo, é poético e, assim, transcende o próprio filme. Sem a menor dúvida, vale o play!